top of page

Amar e ser livre: Um livro para (re) aprendermos a amar

  • Gabriela Bez
  • 31 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Grande parte dos nossos problemas estão diretamente ligados a nossa infância. Em Amar e ser livre, Sri Prem Baba fala que a origem do sofrimento é quando rompemos com a nossa essência e que, geralmente, as primeiras as pessoas a nos reprimir são os nossos pais.

“Nós nascemos em determinada família para purificar nosso karma, e essa purificação é o que possibilita que nos alinhemos com nosso dharma, o propósito da nossa alma”


Não aceitamos que alguém tenha nos impedido de ser nós mesmos e assim, queremos nos 'vingar'. Sri Prem Baba afirma que, enquanto não conseguirmos perdoar aqueles que nos reprimiram e entender que estes tinham seus motivos e suas consciências limitadas, não poderemos harmonizar nossas relações com pai e mãe. E só quando conseguimos alinhar essas relações é que conseguimos passar para o próximo nível, que é nosso alinhamento com Deus. É como se fosse um triângulo que precisamos harmonizar: o Feminino, o Masculino, e Deus

A repressão é a origem da nossa dor. E a repressão em todas as formas. Vamos engolindo choro, engolindo a raiva, engolindo sapos… Desde que somos crianças vamos sendo reprimidos de nossas atitudes. "Não faça isso" "Mulher não pode" "Homem não chora". Engolimos nosso ódio. E achamos que está tudo bem.



Mas não está. Quanto mais sapos engolimos, maior fica o problema. Aquilo que você resiste, persiste. Se antes aquele sentimento era pequeno, ao negá-lo, ele se desenvolve. E ele se desenvolve tanto a ponto de vir em sintomas físicos, como inúmeras doenças entre elas a depressão.


Tive depressão há uns anos e vejo o quanto a repressão nos causa mal. A depressão, ao meu ver, é quando estamos cansados de interpretar um personagem. Quando não aguentamos mais seguir o que nos disseram e não conseguimos mais viver pela palavra de outra pessoa, senão nós. Ficamos cansados de usar uma máscara durante todo o tempo e exaustos em atuar e ser esse personagem criado. A depressão, no fundo é um presente que nos mostra aquilo que estava errado: Ela nos ajuda a dar o primeiro passo em direção ao nosso verdadeiro Eu.


Por fim, se existe sofrimento, é porque nossa mente está presa ao passado. No presente, não existe sofrimento. Segundo Sri Prem Baba, o único meio de de nos libertarmos é através do amor. Porém, como amar alguém que não nos amou ou nos amou de um jeito que não queríamos? Perdoando. Agradecendo, ao menos pela lição. E quando nada disso for possível, aceitando.

A liberdade é o caminho e o segredo é sempre seguir o seu coração. É um livro para quebrar paradigmas e começar essa nova revolução que tanto esperamos: A Revolução do Amor!


Bom feriado! :)

コメント


Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CONTATO

Para dúvidas, sugestões e parcerias, me manda um email! :)

  • YouTube
  • Instagram

Success! Message received.

bottom of page