Dá pra ser saudável (sem deixar aproveitar) em viagens?
- Gabriela Bez
- 29 de ago. de 2018
- 4 min de leitura
Eu amo viajar! Conhecer novos lugares, descobrir novas culturas, experimentar a gastronomia local… Pra mim, é uma das melhores coisas da vida! Contudo, é muito comum que ao sairmos da nossa rotina de trabalho, também saiamos de nossa rotina alimentar, não é mesmo?
Bem, vocês sabem que eu sou do time do equilíbrio né? Não sou louca de me privar de gostosuras em viagens, mas também não gosto de comer tão fora da minha rotina. Isso porque, além do fato de eu ser intolerante a lactose (e direto eu finjo pro meu corpo que não sou kkk), comer saudável me permite ter mais energia durante o dia e, consequentemente, aproveitar muito mais durante a viagem!
Mas como encontrar o equilíbrio entre aproveitar a gastronomia e ainda continuar com os meus hábitos saudáveis durante uma viagem?

Eu e Gui tomando uma cervejinha durante a nossa viagem no Chile!
A primeira coisa que eu sugiro para você se manter saudável e com energia o dia todo é tomar um bom café da manhã. Um bom café da manhã é essencial para segurar a fome e manter o pique durante o dia. Contudo, cuidado! Se você for ficar em um hotel, é comum que se depare com uma mesa enorme com pães, bolos, manteiga e etc. É claro que a gente fica com vontade, mas pão, bolo e manteiga são coisas tão comum né? Ao menos na minha visão, por melhor que seja um bom café da manhã de hotel, a maioria das coisas eu como em casa. É por isso que no café da manhã eu sempre tento manter mais ou menos a mesma coisa: Pão, ovo, frutas, cereais… Assim, eu começo o meu dia saudável e ganho "crédito" pra aproveitar outra comida que eu tenha mais vontade de experimentar.
Mas é aquela coisa né, gente! Eu amo café da manhã, mas prefiro aproveitar muito mais um bom almoço ou um jantar! Agora, se você é time #CafédaManhaLovers e quiser aproveitar, aproveite mesmo! E se você estiver num super brunch e quiser comer de tudo, pode comer também! Minha sugestão aqui seria apenas: Pegue um pouquinho de cada! Assim você se satisfaz e não sai se sentindo pesada para começar o dia.

Café da manhã mara no Vespucci Suites, hotel no Chile!
Continuando nessa dica das quantidades, essa é uma ótima opção para quem quer experimentar de tudo, mas não quer voltar com 5 kilos a mais (ou passando mal como acontece comigo)! Eu não sei vocês, mas como boa italiana, sempre achei que devesse comer tudo o que tinha no prato (tipo raspar kkkk). Porém, não há necessidade! Divida a pizza, peça uma bola de sorvete a menos... Você pode comer de TUDO, se souber não extrapolar nas quantidades. Moderação é tudo!
É aquela ideia que as francesas têmL Se for jantar massa, coma uma salada no almoço. É claro, não é pra levar esse ditado ao pé da letra, mas caso tenha uma refeição onde sabe que a comida vai ser mais pesada, é bem legal optar por saladas e comidas leves em outras! Isso faz com que a gente também não sobrecarregue o nosso corpo com tanta gordura e acabe ficando com preguiça de aproveitar o itinerário.

Ahhhh como eu amo comer um pratão de massa com vinho! <3
Outra dica muito legal é a gente sempre levar um lanchinho na bolsa! Quando estamos viajando não vemos a hora passar até que aaarrrrrrrrrr, nosso estômago resolve dar as caras dizendo que se não comermos aquele xburguer com batata e bebida do restaurante da esquina, nunca mais seremos felizes! Quando estamos com fome, não conseguimos pensar e nem raciocinar direito. É bem capaz que você coma algo que nem queria muito, só por estar com fome.

Esse valeu cada mordida porque é o melhor xburguer da vida! Vegan Bunker - no Chile!
Para evitar esse conflito interno, leve sempre um lanchinho consigo! Podem ser barrinhas, frutas, castanhas… Qualquer coisa leve que te segure até próxima refeição já está valendo! Assim, você não chega morrendo de fome na janta e consegue escolher melhor o que pretende comer.
Agora vamos falar sobre exercícios! Não é porque estamos viajando que não precisamos dar aquela endorfinada né? É claro que você vai acabar andando muito e tal, mas mexer o corpo, ao menos pra mim, é essencial em qualquer lugar!
Existem mil e uma atividades que você pode fazer quando estiver viajando! Em qualquer lugar você consegue dar uma corrida, fazer um funcional no quarto, dar um rolê de skate pela cidade, alugar uma bike e sair por aí… As opções são inúmeras! Sem contar que, um lugar diferente, com certeza ajuda na motivação né?

Rolê de Skate em Nova York!
Por último, a minha dica é: Desencane! Viagem é um lugar para relaxar, curtir e aproveitar! Você não está tomando a mesma água, não esta respirando o mesmo ar, não está nos seus horários… É muito provável que você fique diferente durante esse período, até mesmo por causa do avião (é comum ficarmos inchadas!) e outros fatores que não percebemos. Procure se alimentar bem para ter energia e disposição que uma viagem demanda, mas não deixe de conhecer a gastronomia de um lugar por medo dos efeitos que ela irá ter no seu corpo. O grande segredo é saber curtir de tudo um pouco!
A vida é apenas uma questão de equilíbrio, cabe a cada um, encontrar o seu. :)
Um ótimo dia pra vocês!
Gabi
PS: Aceite essas dicas apenas se fizer sentido para você. Cada um tem seu estilo, suas ideias e suas vontades. O que mostro aqui é apenas a minha visão, baseada nos meus hábitos e no meu estilo de vida! Não leve a minha verdade como absoluta! Ela é apenas o meu ponto de vista!
Commenti