A importância de uma Rotina Matinal
- Gabriela Bez
- 29 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Você tem a noção da importância de ter uma rotina matinal, principalmente se trabalha em home office?
Esse ano eu li o livro incrível chamado "O Milagre da Manhã". Esse livro fala sobre como a criação de uma rotina matinal tem o poder de aumentar a nossa produtividade diária apenas com a realização de pequenas tarefas executadas ao amanhecer. Tem vídeo no meu canal sobre mas, resumindo, esse "milagre" é a execução de seis pequenas tarefas que farão com que nós tenhamos um dia mais produtivo e melhor.

Ok, mas primeiro café, né? :P
Eu sei que muita gente diz que não gosta de acordar cedo, e eu também era uma delas! Desde criança eu sempre estudei a tarde e nunca fui uma pessoa muito matinal. Até hoje tenho o costume marcar meus horários para a tarde porque não suportava a ideia de ter algum compromisso pela manhã.
Contudo eu afirmo, confirmo e reafirmo: Acordar cedo e ter uma rotina matinal MUDA a vida! Não só na questão de produtividade (porque você pode até consegue ser produtivo de pijama) mas, numa questão pessoal, de auto confiança. Você se sente bem com você mesmo. Você sente que pode realizar tudo o que se propor a fazer durante o dia. Você tem energia, tempo e disposição.
Quando você acorda e consegue completar pequenas tarefas de manhã cedo como arrumar a cama ou escrever em um diário, isso já faz com que o seu cérebro fique automaticamente preparado para cumprir todas as outras tarefas ao longo do dia. Dizem que os primeiros pensamentos da manhã são quem darão o tom do resto do dia. E isso se estende para as ações também! Ao completar uma pequena tarefa já pela manhã, o seu cérebro continua nesse modo produtivo pelas próximas horas.

Eu sinto produzo muito mais quando estou arrumada para trabalhar!
O próprio Tonny Robbins usa essa abordagem seu método de coach: Ele acredita que o exterior é capaz de influenciar o interior e que, ao ter disciplina e estar fisicamente preparado, o mental acaba acompanhando muito mais rápido e acompanhando o nosso exterior.
E outra, você também não precisa seguir as atividades que o livro sugere como meditação, visualização, afirmação, exercício físico, diário e leitura. Apesar de estar serem um combo maravilhoso, você pode criar a sua própria rotina, como eu! Particularmente, apesar de saber o poder das afirmações e da visualização, eu não costumo fazê-las, foco apenas na meditação, leitura e yoga que, para mim, já são o suficiente!

Grandes coisas nunca vêm da nossa zona de conforto
São necessários mais ou menos 21 dias para que um hábito seja implantado e você comece a fazer aquilo sem esforço. Todavia, o início é sempre mais difícil. São necessários gatilhos e recompensas certas para que nosso cérebro não desvie do foco e retorne aos antigos caminhos.
É necessário criar oportunidades e facilidades como por exemplo, se você quer malhar cedo, experimente deixar a roupa que irá usar ao lado da cama na noite anterior. Assim, quando acordar, será muito mais automático vestir a roupa e não desistir da academia do que se você tivesse que escolher o look e pensar se realmente valia a pena sair da cama quentinha.
Dizem que o sucesso nada mais é do que a soma dos nossos hábitos diários. O difícil é ter a disciplina para implantá-los!
Boa semana! :)
Comentários