top of page

A mágica da arrumação: Como organizar a casa com Marie Kondo

  • Gabriela Bez
  • 28 de set. de 2018
  • 5 min de leitura

Há alguns anos eu li o livro chamado A Mágica da Arrumação, escrito por Marie Kondo, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a Times. Essa mulher criou o método chamado KonMari, um passo a passo onde de como organizar a casa de vez e nunca mais reencontrar a bagunça!



Na época em que li o livro até cheguei a aplicar o método por aqui e tirei alguns bons sacos de lixo de coisas que eu não precisava aqui em casa. Porém, apesar de o espaço ter ficado lindo, eu não mudei a minha consciência e continuei a acumular besteiras aqui em casa (sem contar que o Gui veio morar comigo também e trouxe alguns acúmulos também kkk). Resultado: a bagunça voltou.


Felizmente, eu me lembrei desse método e resolvi resgatá-lo para aplicar aqui em casa e, de uma vez por toda, eliminar toda essa bagunça e facilitar a organização do meu dia-a-dia. É por isso que no post de hoje eu vou contar pra vocês como funciona o #KonMari, como eu apliquei ele por aqui e como você pode aplicar por aí!


Visualização



O primeiro passo, antes de tudo, é a visualização! Imagine como você gostaria que fosse o lugar em que você mora. Marie Kondo comenta que uma das suas clientes imaginou sua casa como se fosse um quarto de hotel: Poucas coisas, tudo em seu lugar, arrumado de forma clean e minimalista.


Seria esse o quarto dos meus sonhos?



Visualize o estilo de vida que você quer ter! Pare e pense em como você gostaria que fosse sua casa. Imagine o seu quarto, o seu escritório, sua cozinha… Imagine que itens você gostaria que estivessem na sua casa e como você gostaria que fosse o seu estilo de vida. Quanto melhor você conseguir imaginar o seu ambiente dos sonhos, melhor!



Preparação: Arrume tudo de uma vez



Muitas pessoas têm a mania de achar que o certo é arrumar um cômodo por vez. Um dia você arruma o quarto, no outro dia a sala, no outro dia o banheiro… Aí no outro dia você arruma o banheiro de novo, a sala de novo, o quarto de novo. Quando você opta por arrumar de pouquinho em pouquinho, irá acabar arrumando a casa para o resto da vida!


É por isso que nesse método a autora sugere que tiremos um tempo para realmente nos dedicarmos a arrumação e fazer tudo de uma vez só! Temos que fazer desse momento um acontecimento, porque realmente é! Quando você se dedica inteiramente a organizar tudo, há uma mudança em sua mente que pode até começar a ter aversão a bagunça (como aconteceu comigo!)


Tirei TUDO dos armários! Aproveitei e já fiz uma faxina! Adivinhem qual personagem eu seria em Friends?


Separe um bom tempo para se dedicar a esse método. E eu já adianto: Aqui em casa eu levei quase uma semana para conseguir arrumar tudo (dando uma limpeza geral em tudo também)!


Entenda também que esse é um momento seu. Marie Kondo sugere que você não chame sua mãe ou qualquer outra pessoa para lhe ajudar a arrumar, porque cada um tem uma visão diferente sobre organização! Talvez, quem queira te ajudar pode mais te atrapalhar. A próxima etapa da mágica da arrumação é a que eu considero mais importante: o descarte.



Descarte



Se você parar para analisar a quantidade de coisas que tem, muito provavelmente irá perceber que tem muito mais do que precisa. Isso acontece porque compramos muito mais do que necessitamos. Aliás, esse também um dos grandes motivos da gente ter dificuldade na hora de organizar a casa: o excesso de coisas.


Essa é a foto de tudo o que eu tirei aqui de casa. Foram o total de 15 sacos de lixos lotados (e tirei mais coisa depois!) com coisas para jogar fora, doar ou vender.



Querendo ou não, vivemos em um mundo consumista. O consumo excessivo influenciado pelas mídias movimenta a nossa economia e faz com que a roda da fortuna não pare de girar. Contudo, por comprarmos demais, na maioria das vezes compramos coisas que não precisamos (ai, mas tava barato!) e acabamos perdendo a consciência daquilo que temos em casa (porque é tanta coisa!!)


É por isso que um dos passos mais importantes nesse método é o Descarte! Antes de organizar tudo em seu devido lugar, é importante tirar aquilo que não faz mais parte da nossa vida e não condiz mais com o estilo que queremos ter.


Eu sou bem desapegada com a maioria das minhas coisas (tirando as roupas) e eu não sei porque, mas amo essa parte do Descarte! Jogar fora um monte de documentos que eu não usava mais, cadernos usados que eu guardava de recordação, materiais antigos da minha empresa que eu nunca mais iria usar… Pra mim é como se fosse uma terapia e um desapego do passado!


Contudo, sei que muitas pessoas não são tão desapegadas quanto a aquariana aqui e acabam tendo dificuldade nessa hora do desapego. Marie Kondo tem uma ótima saída quanto a isso: Foque no que você vai guardar.


O método que ela utiliza para saber se um objeto fica ou não é pegá-lo em suas mãos e dizer a seguinte frase: Isso me traz alegria?




Se você sentir qualquer tipo de sentimento positivo, é um indicativo de ficar com ele. Isso é um sinal de aquele objeto te faz bem e que você deve mantê-lo. Todavia, caso você hesite, fique na dúvida ou não tenha sentido nenhuma emoção positiva a respeito daquele objeto, essa é a sua hora de descarte. Agradeça pelo seu uso e passe para frente. Você pode escolher doar, vender ou jogar fora, caso este não tenha mais utilidade.


Existe uma ordem que você deve seguir para facilitar o seu processo de organização. Isso porque, se você começar o descarte por itens de cunho emocional, por exemplo, irá demorar muito mais para passar para as próximas etapas. A eliminar as partes mais simples primeiro, você já programa o seu cérebro para o descarte e fica mais fácil na hora de se desprender dos artigos emocionais.


A ordem é:


  • Roupas (junte tudo! As que estão no armário, as que estão no varal, as que estão para lavar, as que estão guardadas… É bom para ter uma visão geral daquilo que fica e daquilo vai!

  • Livros

  • Documentos e papéis

  • Eletrônicos

  • Itens em geral

  • Itens de cunho emocional


A parte mais difícil do processo: Livros!

Vendo roupa que eu nem lembrava que existia!


Depois de fazer o descarte, você irá ter uma visão total melhor dos espaços que existem em sua casa. Aqui é hora de passar para o próximo passo na mágica da organização e, finalmente começar a guardar. O segredo dessa etapa é: Organize por categorias, e não por cômodos.



Cômodo X Categoria



Muitas vezes, quando arrumamos um cômodo por vez, é comum deixarmos itens de uma mesma categoria (como livros, por exemplo) espalhados por diversos lugares. Podemos encontrar um livro na cabeceira da cama, outro na mesa de trabalho e outro na mini biblioteca da sala.


Olha que lindos que ficaram meus livros!


A ideia aqui é colocar tudo de uma mesma categoria junto como roupas em um lugar, livros em outro, documentos em outros. Ao deixar tudo junto, a gente consegue escolher melhor o que vai manter e ainda consegue evitar que a desordem retorne. Se tiver muitos itens de uma categoria, faça subcategorias como por exemplo, se você tem muitas roupas, separe por jaquetas, blusas, calças…


O guarda-roupas é o que a gente mais vê diferença, né?

Meu armário pós Marie Kondo!

E essa é a mágica da arrumação! Alguns dias dedicados a um método de passo a passo onde você se livra do excesso, mexe nas energias e transforma não só sua casa, mas também sua vida. É por isso que Marie Kondo diz que devemos tratá-la como um evento especial, porque de fato é!


Essa será uma tarefa feita apenas uma vez na vida afinal, depois disso, a única coisa que você deverá fazer ao longo do tempo é levar de volta cada item para o seu lugar, e isso acaba ficando inconsciente depois de todo esse processo! E eu posso dizer: funciona MESMO e eu estou AMANDO a minha casa!


E aí, curtiram? Quem também vai aplicar esse método?

Bom final de semana! <3

Comments


Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CONTATO

Para dúvidas, sugestões e parcerias, me manda um email! :)

  • YouTube
  • Instagram

Success! Message received.

bottom of page