8 livros que mudaram a minha vida financeira
- Gabriela Bez
- 24 de set. de 2018
- 8 min de leitura
Se tem uma coisa que eu considero essencial para termos uma carreira de sucesso é a leitura. Ler abre a mente, expande os horizontes e nos dá novas perspectivas sobre o mundo.
Existem alguns livros que fizeram diferença na minha visão e que acredito terem transformado como eu vejo os meus trabalhos e cuido do meu dinheiro. No post de hoje eu vou listar os oito livros que mais mudaram a minha vida financeira!
1. Os segredos da Mente Milionária
Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas têm ou não dinheiro, segundo o livro, são os modelos mentais. Esses modelos mentais geralmente são criados na infância e moldam nosso comportamento financeiro quando adultos. Se você era acostumado a ouvir coisas do tipo "Não temos dinheiro" ou "Isso não é para nós", é bem provável que você crescesse tendo esse mesmo modelo mental.

O modelo mental é o que define o porque certas pessoas prosperam e outras não. Não importa o quanto você ganha, se seu cérebro está programado para ganhar X, ele nunca irá conseguir ganhar mais. Nós nos sabotamos inconscientemente baseados nessas programações mentais que desenvolvemos quando crianças. É por isso que esse livro é o primeiro da minha lista! Para conseguirmos absorver novas informações e nos guiarmos melhor pela vida financeira, precisamos reprogramar o nosso modelo mental!
2. Mindset
Quem aí foi muito elogiado quando era criança e hoje em dia sente que não consegue ficar a altura? Vocês sabiam que isso pode ter influenciado na forma como a gente encara a vida? Segundo a autora do livro, existem dois tipos de mindset: O mindset fixo e o mindset de crescimento. No fixo, a pessoa acredita que sua habilidade (em qualquer atividade) é devida ao dom ou seja, algo que a pessoa nasceu com aptidão. No de crescimento, a pessoa acredita que sua habilidade provém do esforço portanto, sempre é possível evoluir e ser cada vez melhor.

Um exemplo dessa diferença é que fizeram um teste com várias crianças onde elas teriam que fazer uma atividade simples e seriam separadas em dois grupos. Ao final do exercício, um grupo elogiaram sua aptidão e no outro grupo elogiaram seu esforço. O resultado foi que, ao encararem um desafio mais difícil, as crianças que foram elogiadas pela aptidão desistiram mais rápido e pararam de se divertir (pois acreditavam que precisavam provar o seu talento e, ao errar, seu "dom" era colocado em dúvida).
Porém, as crianças que foram elogiadas pelo esforço continuaram a adorar os problemas, pois acreditavam que quanto mais se esforçassem, melhor se sairiam. Esse pequeno exemplo mostra um pouco das diferenças entre esses dois tipos de mindset: um busca provar, o outro evoluir. Um busca ser o melhor, o outro busca ser cada dia melhor. Um é baseado em um dom, algo fixo, o outro, é baseado na disciplina e na dedicação. E essas pequenas diferenças fazem uma mudança enorme na vida de qualquer pessoa! Mas independente se voce ficou a vida toda com um mindset fixo, é sempre possível mudar!
3. O Poder do Hábito
O sucesso nada mais é que a soma de pequenas coisas repetidas diariamente. Cerca de 40% daquilo que fazemos em nossa vida não são escolhas e sim, hábitos. Esses hábitos são responsáveis por grande parte dos nossos resultados e nos ajudam a ficar ou mais próximo, ou mais longe de nossos objetivos.
Contudo, nem todos os hábitos têm a mesma importância. As vezes, um hábito específico pode ser o responsável por causar uma reação em cadeia e "puxar" outros. Estes chamamos de Hábitos Angulares.

O exercício físico por exemplo, é um hábito angular. Pesquisadores viram que a prática de exercícios físicos constantes provoca uma série de outros hábitos saudáveis como comer mais saudável, reduzir o álcool e até mesmo acordar mais cedo e ser mais produtivo no trabalho.
O poder do Hábito é um livro que mostra como é possível alcançar o sucesso com apenas algumas mudanças diárias a partir de um modelo de comportamento chamado o Loop do Hábito (tem mais sobre nesse post Aqui!) e atingir o sucesso de forma simples e constante.
4. Essencialismo
Eu sou uma pessoa que gosto de fazer muitos projetos diferentes. Contudo, para se ter excelência em algo, é preciso ter foco. E é aí que entra o Essencialismo.
Esse livro é para todo mundo que sente que faz muita coisa mas, acaba não fazendo nada. Ocupados porém, pouco produtivos. Ou para aqueles que sentem dificuldade em dizer não para amigos, família e trabalhos. Se você é a pessoa pra quem todo mundo recorre quando tem um problema, esse livro é pra você!

Vivemos em um mundo onde as pessoas mais ocupadas são louvadas e quanto mais coisas fazem, melhor. Porém, na visão de um essencialista, quando tentamos fazer tudo e ter tudo, acabamos dando atenção a diversas coisas que não tem a ver com nosso objetivo principal. E se a gente não decide onde focar, os outros irão escolher isso por nós. Por mais que achamos que podemos fazer tudo, nosso cérebro consegue focar apenas em uma tarefa por vez. Você pode até achar que consegue ser multitarefa mas, não consegue ser multifocal.
É por isso que a premissa desse livro é se livrar de tudo o que não é significativo e ficar apenas com o essencial. Segundo o autor, a maioria das coisas não importa, é tudo distração. A capacidade de se concentrar apenas no essencial é o segredo para o sucesso em um mundo hiperconectado e cada vez mais abarrotado de informações, opiniões e tarefas. Menos é mais!
5. Negócios Digitais
Negócios Digitais é um livro de Alan Pakes com a colaboração de 17 empreendedores para criar um guia de como usar o real poder da internet para desenvolver, ou alavancar um negócio. Ele é o que eu diria que o guia básico em linguagem simples e acessível para quem quer dar seus primeiros passos e estruturar um negócio de sucesso na internet.
A primeira coisa que ele fala no livro e sugere ser a mais importante por exemplo, é a lista. A lista de e-mail é a coisa mais preciosa que uma empresa digital pode ter. Isso porque na internet o foco é o mercado de nicho isso é, algo bem específico (falei um pouco sobre isso no meu vídeo do YouTube "Como eu comecei nas mídias sociais?"). Nada adianta você mandar um conteúdo de churrasco para alguém que não come carne. Isso pode até queimar o nome da empresa. Ter uma lista de pessoas interessadas em um nicho, como cuidar e como manter essa lista é uma das coisas que ele fala no livro aliás, ele conta que é mais importante (e mais fácil) manter um cliente, do que conseguir um novo.

Eles também ensinam que, na internet, o Marketing é o de relacionamentos, onde precisamos, literalmente conquistar a pessoa, até que ela se torne um cliente/consumidor. E-mail marketing, Facebook, SEO e entre vários outros assuntos também são abordados por aqui. A internet é um mundo novo e inexplorado, trabalhando de forma extremamente diferente do mercado tradicional das massas. Esse livro dá uma ótima base para qualquer um ter melhores resultados e explorar esse mar de oportunidades que é o mundo virtual!
6. Pai Rico Pai Pobre
Pai Rico pai Pobre é a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike em que, um tinha um Pai Rico (que não tinha estudos), e o outro tinha o Pai Pobre (que tinha estudado, entrado para um bom emprego, trabalhou duro e seguiu tudo aquilo que sempre nos disseram em relação ao dinheiro). Robert conta com em uma linguagem simples os ensinamentos de seu Pai Rico e de se Pai Pobre, e como cada fato afetou a vida de cada um.

Ele mostra que, para ser rico, não necessariamente precisa-se ser o mais inteligente, o mais competente ou o mais trabalhador. Ele contesta inúmeras frases como "estude bastante" (referindo-se a educação tradicional das escolas) ou "sua casa é seu maior patrimônio" e ainda ensina como usar a inteligência financeira para sair da corrida dos ratos e entrar na pista de velocidade, que é chamado o caminho da liberdade financeira onde você não trabalha mais pelo dinheiro e sim, o dinheiro trabalha por você. Também mostra que, não necessariamente aquele que trabalha mais é o mais rico e sim, aquele que trabalha mais inteligente. É um livro para quebrar inúmeros paradigmas sobre trabalho, sucesso e dinheiro!
7. O Negócio do Séc XXI
O mundo mudou. E mudou muito mais nos últimos 50 anos do que nos últimos 150. Com o surgimento da internet, toda uma sociedade teve seus comportamentos modificados e uma nova era surgiu: A Era de Informação. A tecnologia veio para mudar toda a nossa visão de trabalho e, hoje em dia, os escritórios estão com os dias contados. Aliás, o mundo digital vem avançando tanto que muitos empregos estão sendo extintos - assim como muitos ainda prometem surgir nas próximas décadas.
Antes da Revolução Industrial (na Era Agrária), as pessoas costumavam ser empreendedoras. Eram basicamente fazendeiros que trabalhavam nas terras dos reis mas, não eram seus empregados. Ao invés de receberem salários, estes pagavam um imposto ao rei pelo direito da utilização de sua terra. Eram padeiros, ferreiros, alfaiates, agricultores… E assim essas pessoas ganhavam a vida sendo pequenos empresários. Com a chegada da Era Industrial, tudo mudou. Surgiu a demanda por empregados.

Por conta disso, o governo da Prússia assumiu a tarefa da educação em massa, criando o sistema prussiano, que até hoje opera em nossas escolas. Começamos a virar empregados. Durante a Era Industrial, o modelo de negócios funcionava como um império. Existia um "governo central" e não importa o quanto a empresa crescesse, o controle continuava o mesmo, centralizado. O tempo passou e depois, em 1950, um novo tipo de negócio surgiu com a ideia inovadora de não se ter apenas um escritório central e sim, um sistema de redes.
Essa ideia foi tão revolucionária que ficou a apenas onze votos de ser considerada ilegal no Congresso dos Estados Unidos. Porém, ela sobreviveu e hoje é encarregada de 3% das vendas do varejo americano entre elas, Subway, Ace Hardware e McDonalds. Esse modelo ousado de negócios se chama franquia [...]. Depois das franquias, em 1960 e 1970 surgiu a ideia de ao invés de empresas franqueadas, existirem indivíduos franqueadores, como se fosse uma "franquia pessoal". Esse modelo de negócio também teve uma série de críticas em seu início mas, sobreviveu e está até hoje no mercado. Esse modelo é chamado de Marketing de Rede. É um livro para repensar sobre tudo o que sabemos sobre modelo de negócios!
8. Marketing 4.0
Apesar de de tempos em tempos o marketing mudar, desde a criação da internet, toda a nossa forma de agirmos e de nos comunicarmos, mudou. Isso quer dizer que, todo o comportamento de uma sociedade mudou e, consequentemente, a sua forma de consumo. Nesse esse livro, Philippe Kotler, o Pai do Marketing, conta sobre as mudanças do Marketing tradicional para o digital.

Ele mostra como o mundo vem mudando nos últimos anos e como trabalhar nesse novo ambiente digital. Kotler e outros autores demonstram como entender o novo caminho do consumidor e a adotar novas métricas e práticas de Marketing. O livro também ensina como identificar novas tendências como por exemplo, o novo funil de vendas que agora passa pelos 5 As (Assimilação, atração, arguição, ação e apologia), fala sobre os maiores consumidores (mulheres, jovens e netizens) e também de que maneira o marketing off-line e digital podem se integrar. É aquela leitura obrigatória para quem quer se dar bem nesse novo mundo digital!
E por aí? Qual livro que mudou a sua vida financeira?
Boa semana!
Comments