7 motivos para começar a praticar Yoga
- Gabriela Bez
- 10 de set. de 2018
- 3 min de leitura
O Yoga é uma prática milenar que une corpo, mente e espírito, as bases que precisamos para desenvolver para ter uma vida saudável, em todos os quesitos. O objetivo do Yoga, na verdade, é o próprio caminho.
Esse ano eu mergulhei mais a fundo nesse mundo e no post de hoje eu resolvi te dar 7 motivos para começar a prática e ter uma vida mais saudável, mais tranquila e mais feliz!
1. União entre corpo, mente e espírito
Aqui no Ocidente nós temos a tendência a achar que mente, corpo e espírito são coisas separadas, quando na verdade, tudo está conectado. Um dos maiores motivos que me fez buscar o Yoga é justamente o fato de este ser um exercício que trabalha por completo. Não é focado apenas em técnicas de meditação ou posturas difíceis de serem alcançadas: O objetivo é um equilíbrio entre corpo, mente e alma!

2. Melhora da postura
Cerca de 80% da população mundial tem, ou terá dor nas costas em algum momento da vida. O sedentarismo é uma das grandes causas de dores na coluna. Quando não nos movimentamos, nossos discos intervertebrais podem causar hérnias de disco e comprimir os nervos, o que causa uma dor quase insuportável!
A melhor forma para combater qualquer doença é a prevenção. Como nos ásanas o foco é o alinhamento da coluna, o Yoga acaba sendo uma excelente opção para prevenir qualquer problema de coluna. Contudo, é preciso ficar ligado: Se você já tem algum, é sempre bom consultar um profissional (e não forçar seus limites!)
3. Melhora da flexibilidade
Apesar de o Yoga não ser apenas um exercício físico (as posturas, chamadas de Ásanas, são apenas uma parte do todo), ele ajuda muito na melhora da flexibilidade!
É normal que durante as primeiras aulas você nem consiga tocar o dedão do pé, mas com o tempo os músculos vão relaxando e você irá poder notar uma melhora gradativa.

4. Reduz a ansiedade e auxilia na depressão
Os grandes males do século! Segundo Eckhart Tolle, ansiedade é uma mente presa no futuro e depressão é uma mente presa no passado. É claro que muitas vezes existem fatores químicos relacionados, mas o fato de estarmos toda hora viajando em nossas mentes contribui muito para o desenvolvimento dessas doenças.
Estudos mostram que a prática constante de Yoga combate a depressão ao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo. Foi comprovado que iogues tem uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.
O Yoga é uma ferramenta que nos traz de volta para o presente. Através da meditação é possível trazer a nossa mente para o aqui e o agora. A prática nos mostra que a vida em si não tem um objetivo, o objetivo é o próprio caminho.
5. É um hábito angular que melhora toda a sua rotina
Hábitos angulares são aqueles que "puxam" outros hábitos ou seja: Servem de alavanca para todo um novo estilo de vida.

Um exemplo: Estudos comprovam que pessoas sedentárias que começaram a fazer exercícios físicos melhoraram suas dietas, pararam/diminuíram de fumar e passaram a ingerir menos álcool. Isso porque, assim como o Yoga, o exercício físico é um hábito angular ou seja, um hábito que serve como alavanca para outros.
Quando você se sente bem com seu corpo, mente e espírito, é muito provável que você comece a levar todo esse estado de espírito para as outras áreas da vida e inicie uma nova fase em sua vida!
6. Ajuda a manter o foco
Em um mundo repleto de distrações, abençoados aqueles que ainda conseguem se concentrar! Hoje em dia, como temos milhares de dispositivos ultra tecnológicos e com velocidades absurdas, é muito normal que nossa mente tenha problemas de concentração (não é à toa o número de crianças 'diagnosticadas' com TDAH).
Tanto os exercícios de meditação quanto de respiração e posturas são excelentes para a retomada do foco e o exercício de concentração. Sem estarmos totalmente focados, muitas posturas acabam sendo quase impossíveis de serem feitas.
7. Promove o autoconhecimento
“Você perceberá que sua mente está sempre fazendo alguma coisa, indo para outro lugar, pois nunca quer estar aqui. Isto porque, se a mente estiver aqui, ela não será mais necessária.
No presente apenas a consciência é necessária, mas não a mente. A mente só é necessária em algum lugar do futuro, do passado, mas nunca aqui.
Quando você sentir que a mente foi para outro lugar, quando você estiver em uma cidade e sua mente estiver do outro lado do mundo, fique alerta imediatamente.
Volte para casa. Volte para o lugar onde se encontra.”

E para ajudar vocês nessa saga de como começar a praticar, fiquem ligados porque no dia 19 de setembro vai ter o Lançamento do meu Ebook (grátis!) para ensinar vocês os primeiros passos do mundo do Yoga!
Boa semana! :)
Comments