8 dicas para quem quer começar a meditar
- Gabriela Bez
- 15 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Existem três coisas que eu considero essenciais para uma saúde mental: Ler, malhar e meditar.
Ultimamente tenho percebido a importância da meditação e de como ela vem me influenciando. Até pouco tempo atrás, eu não tinha noção da importância que ela tem na minha vida. É incrível como alguns poucos dias sem meditar já são capazes de me fazer perder o equilíbrio.
Contudo, percebo que muitas pessoas têm dúvidas sobre como começar a meditar, o que fazer ou como começar. A meditação não é uma atividade e sim, um estado. É por isso que o principal a ser feito é preparar uma atmosfera favorável para você ficar confortável e conseguir focar apenas em si mesmo, na sua respiração.
No post de hoje eu separei alguma simples dicas para quem quer iniciar a prática e conseguir se concentrar de formas mais fácil e tranquila.

1. Encontre um lugar calmo e silencioso
Se você também não é alguém pleno que consegue focar totalmente a atenção em algo, a escolha do ambiente é a primeira coisa a ter cuidado. Escolha um ambiente calmo, tranquilo e confortável. Certifique-se de que não irá ser interrompido nos próximos minutos, é difícil se concentrar quando algo te distrai. Preocupe-se em encontrar uma posição agradável e sente-se, de preferência com a coluna ereta (pode deitar também). Se tiver um lugar onde pegue sol, melhor ainda!
2. Use uma roupa confortável
Como foi dito acima, distrações atrapalham a concentração e tiram o nosso foco. Procure roupas mais largas e confortáveis e, de preferência, que não apertem em nenhum lugar. Estar com um tecido que tenha um toque macio também ajuda. Quanto mais confortável, melhor!
3. Escolha uma trilha sonora
Existem inúmeras formas de se meditar: No silêncio, ouvindo música, cantando um mantra, seguindo uma meditação guiada… Não existe certo ou errado, existe aquilo que você se identifica mais.
Eu gosto muito de meditar com um aplicativo chamado Insight Timer, além de ele ter inúmeras meditações guiadas, também um timer, onde eu coloco quanto tempo desejo meditar (geralmente entre 10-20min), escolho uma música de fundo e, ao final desse tempo, o aplicativo me dá um sinal (e mostra todas aquelas carinhas que vocês estão acostumados + quantas pessoas meditaram naquele mesmo tempo comigo!). Não é incrível?
Se você prefere ser guiado, além do aplicativo eu gosto muito dos áudios da Louisa Hay no youtube. A voz dela passa uma sensação de calma e relaxamento.

4. Estimule outros sentidos
Você já ouviu falar da aromaterapia? É uma terapia holística que proporciona bem-estar físico e psicológico através de óleos essenciais, incensos e aromatizantes. Estimular o olfato, assim como estimulamos os outros sentidos (o toque do tecido na pele, o conforto do espaço adequado, os sons relaxantes…), os cheiros ajudam muito na hora do relaxamento.
5. Postura
Sua postura faz diferença. Procure se sentar de forma confortável, de preferência com a coluna ereta. Ao estar reto, você facilita a passagem de ar. Você pode deitar também ou encostar-se em uma parede. O ideal é que você esteja confortável e consiga ficar relaxado, sem dores ou incômodos.
5. Aproveite o primeiro horário da manhã
O melhor horário para meditar, acredito eu, é de manhã cedo. Assim que acordamos, nosso corpo ainda não teve o excesso de estímulos e informações que teremos ao longo do dia. É como se estivéssemos já com a chamada "mente vazia". É muito mais fácil se concentrar e conseguir deixar os pensamentos passaram quando ainda estamos sonolentos.

7. Comece devagar
Toda jornada começa com um passo. Você não precisa começar a meditar 20 minutos por dia. Consistência é mais importante que quantidade! Vale mais você tirar 5 minutinhos por dia e fazer de segunda a domingo, do que tentar meditar 20 minutos na segunda, encher o saco e só voltar no domingo. A prática leva a perfeição! Não tenha pressa: Você não precisa chegar em nenhum lugar!
8. Foque na sua respiração
É muito comum que, ao começarmos a meditar, inúmeros pensamentos venham à nossa cabeça. Isso é normal! Sempre que isso acontecer, não se preocupe. Deixe eles passarem como se fossem uma nuvem. Não julgue, não se apegue. Volte a focar na sua respiração. Ela é sua aliada! Respire profundamente, fazendo com que o ar percorra todo o seu corpo. A respiração calma e concentrada ajuda a trazer a atenção para o presente.

E aí, curtiram? Vocês também têm o hábito da meditação? Me contem! :)
PS: Logo logo tem e-book novo saindo do forno! Quem adivinha qual o tema?
Boa quarta!
Comments