top of page

Como o Yoga nos ensina a lidar com a ansiedade

  • Priscila Vigano
  • 18 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

“Vivemos um tempo de ansiedade porque nos desconectamos do tempo da Terra e do corpo. Hoje a pressa parece que nos impede de realmente chegar nos lugares. Onde então podemos encontrar um lugar de permanência, livre da pressa e do anseio de chegar em algum lugar?” Tales Nunes


A visão do Yoga de apreciar o momento ao qual estamos vivendo, se choca com um dos maiores sintomas atuais: A ansiedade. Vivemos um período de muitos estímulos externos, inúmeras cobranças físicas e mentais, e alta demanda. Estamos sempre a mercê do porvir. Esquecendo-nos de que o futuro é baseado no que estamos fazendo agora. Pare de ler e observe a sua respiração. Sem impor algum ritmo, apenas conecte-se.


Perceba que o movimento respiratório consciente é uma eficaz âncora para o momento presente. A prática de Hatha Yoga contempla inúmeras ferramentas que nos conectam ao Agora. Observe, quantas vezes queremos tanto algo que só focamos no resultado ou no destino, e só quando “chegamos” que entendemos que a maior parte do processo diz respeito ao caminho. E se deixarmos para celebrar apenas o final, perderemos a maior parte nos preocupando com algo imaginário. Afinal, o que é a vida senão um eterno caminho? Não existe prêmio ou troféu após a linha de “chegada”, se é que existe essa linha. O presente é o único tempo que existe, e não tem duração, porque é a intersecção entre passado e futuro, que não existem. Isto é a premissa para acreditarmos na eternidade.

A chave para lidarmos com esta ânsia está dentro de nós, pois não há lugar nenhum para chegar além de nós mesmos. Relembrarmos sempre que somos o viajante e a própria viagem. Sermos mais gentis com os nossos passos.


O Yoga traz algumas práticas como para aumentar a produção de serotonina (hormônio do bem-estar e da felicidade) é importante praticar posturas invertidas, como a meia-invertida (setu-bandásana), a invertida sobre os ombros (sarvangásana) ou para pessoas já com experiência e atentos aos ajustes (Ler texto “As posturas psico-físicas do Yoga") a invertida sobre a cabeça (sirsásana). O próprio “cachorro olhando para baixo” (Adho Mukha Svanásana) também é considerado uma meia invertida em algumas literaturas. Praticar a Saudação ao Sol (abordada no E-book gratuito que será lançado em breve) num ritmo lento também é uma ótima ferramenta. Contudo, em momentos de crise de ansiedade evitar posturas como as de extensão da coluna, porque atuam fortemente no sistema nervoso simpático.



A prática de exercícios respiratórios também viabiliza a conscientização do momento presente. Executar a respiração completa, onde você percebe a parte baixa (abdominal), a parte média (entre as costelas) e a parte alta (alto do peito e costas) se enchendo de ar na inspiração, e esvaziando na exalação. Percebendo este movimento interno, trazendo consciência, e acalmando as ondas cerebrais. Outro pranayama indicado em casos de ansiedade é o Nadi Shodana que expliquei no post “A respiração e os canais energéticos”.Práticas de Dharana (concentração) como utilizando a chama de uma vela e focalizando no elemento também é uma ferramenta para tranquilizar a mente.


Para pessoas que apresentam crises de ansiedade recorrentes, evite estimulantes como café, chá mate, álcool, açúcar e refrigerantes. Opte por ingerir alimentos calmantes como maracujá, banana, castanha do para, uva e lentilha. Consuma chás de capim-limão e camomila


Seja você a transformação – Om Namah Shivaya.

Namastê!




Comments


Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CONTATO

Para dúvidas, sugestões e parcerias, me manda um email! :)

  • YouTube
  • Instagram

Success! Message received.

bottom of page