top of page

Mindful Eating: O que é?

  • Gabriela Bez
  • 16 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Celular, tablet, computador. Você é daquele tipo que costuma comer assistindo a algum vídeo no youtube? Se sim, saiba que você não está sozinho É comum não prestarmos atenção ao que comemos. Mindless Eating é como chamamos esse “comer sem consciência” ou seja, essa falta de atenção ao que estamos ingerindo.

Isso acaba resultando em um grande aumento de peso e uma epidemia mundial de obesidade. Tem gente come porque está feliz, porque está triste ou porque está entediado. Estamos comendo não mais para nos alimentarmos E aí recorremos a dietas e procedimentos estéticos ao invés de atacar a raiz do problema: Nossa relação com a comida. Precisamos aprender a comer conscientemente. E não é fazendo dieta


Mindfullness significa Mente + Totalidade ou seja, viver com a mente ao máximo no presente.


Se você nunca ouviu falar sobre viver no presente, sugiro que leia o meu post sobre O poder do Agora para dar uma abertura em sua mente. Mindful Eating significa "comer com atenção plena" ou seja, se alimentar totalmente focada em aquilo que se está comendo.


O que mais me chamou atenção nesse novo tema foi: Comer quando se tem fome e, parar de comer quando não se tem mais fome. Parece simples, não? Mas se você for pensar, nós não funcionamos mais assim. Há tempos que estamos colocando regras demais nas comidas: Coma de três em três horas, uma refeição livre por semana, carboidratos depois das seis nem pensar… E aí vamos colocando diversas regras em algo que deveria ser extremamente natural: O ato de comer. Muitas vezes, fazemos toda a nossa vida em torno daquilo que devemos comer para não sair da dieta. Comemos quando não temos fome e paramos de comer quando ainda estamos com fome. Não é a toa que temos tantos distúrbios alimentares.



"Ah mas eu se eu for parar de comer quando não estiver mais com fome vou explodir", não é bem assim. Ao comer consciente, você vai começar a perceber melhor a sua fome real e não, sua fome emocional. Você não estará usando a comida como válvula de escape. É capaz até de você descobrir o motivo pelo que estava usando a comida como válvula de escape uma vez que, assim que você para de se alienar de algo, esse algo vem a superfície. No Mindfull Eating você estará consciente de que sua fome passou e que está comendo apenas por gula. Saber diferenciar fome real e fome emocional já é um enorme passo.


Uma dica para começar a praticar o Mindful Eating é não colocar regras sobre o consumo como por exemplo "preciso raspar o prato" ou "não posso jogar comida fora" ou "preciso comer tal tipo de comida". Você não "precisa" de nada. Não tente definir tudo com o seu cérebro.Não precisamos de pensamentos pré prontos sobre o quanto deveríamos ou não comer. "Ah, mas não é ruim jogar comida fora?" Claro! Mas pior é ainda é ingerir algo que você não quer mais. "Ah mas eu só gosto de pizza e chocolate, vou comer só o que eu quiser?" Dizem que gosto é adquirido. Existem mil e um motivos físicos e emocionais que te fazem preferir esses alimentos a alimentos saudáveis mas, aqui também cabe a consciência! Faça as escolhas que irão te fazer melhor, seja física e emocionalmente. Tem vezes que você irá optar pelos legumes, tem vezes que irá optar pela pizza. E tudo bem. O que não pode é você passar mal de vontade de comer uma pizza e não comer. Saúde mental também é importante.


Mindfull eating é basicamente comer prestando realmente atenção ao que você está ingerindo. É prestar atenção nas texturas, nas cores, nos sabores. É comer apreciando a refeição e não, para poder voltar logo ao que se estava fazendo. É comer com calma, sem pressa. Se alimentar, não preencher um buraco.


Crie hábitos saudáveis, não restrições

Concordo que talvez seja um pouco difícil comer totalmente focado uma vez que, vivemos no mundo das distrações. Porém, existem inúmeros benefícios se você realmente tirar 20 minutos para focar naquilo que está ingerindo como por exemplo:


  • Você se torna mais flexível: Uma vez que "pode" comer o que quiser, você acaba tendo mais flexibilidade para comer em qualquer lugar e não fica preso a uma alimentação restrita


  • Não segue mais as regras e sim, os sinais: Ao invés de comer de 3 em 3 horas, você come quando está com fome. Ao invés de comer um prato menor ou maior do que você gostaria, seja qual for o motivo, você come apenas o que é suficiente. Porque você estará consciente daquilo que estará ingerindo então, saberá a hora certa de parar.


  • Atingir seus objetivos consistentes: Todo mundo sabe que extremos não funcionam né? Quando você encontra uma alimentação que consegue levar para o resto da vida, pode até demorar um pouco mais para atingir seus objetivos mas, eles serão mais consistentes porque você não será tentada a desistir de tudo depois que chegar aonde quer


Comer consciente é sobre fazer as pazes com a comida. É retomar o prazer natural de se alimentar quando, como e do jeito que você quiser. É não ter regras e sim, equilíbrio. Todo extremo não compensa. É claro, não é chutar o pau da barraca e sim, escutar melhor o seu corpo.


'Alguns dias você vai para academia e come salada, em outros você come cupcake e se recusa a usar calças. Isso se chama equilíbrio.'



E aí, curtiram o Mindful Eating?


Boa semana!


Comments


Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CONTATO

Para dúvidas, sugestões e parcerias, me manda um email! :)

  • YouTube
  • Instagram

Success! Message received.

bottom of page