top of page

7 simples dicas para diminuir a ansiedade

  • Gabriela Bez
  • 2 de jul. de 2018
  • 5 min de leitura

O brasileiro é um povo ansioso. Aliás, de todo o mundo, nós ocupamos a primeira posição no ranking de ansiedade e segunda no de depressão. Apesar de existirem inúmeros medicamentos para reduzir a ansiedade, todos sabemos que estes muitas vezes apenas mascaram, e não curam completamente essa agonia.


Eu me enquadro nesse ranking. Já tive depressão e volta e meia tenho umas crises de ansiedade. Escrevo esse texto no meio de uma aliás (que ao menos me ajuda na produtividade) porque fiquei pensando: O que me causou esse estado? Normalmente eu sou uma pessoa calma. Não sou muito irritada, não chego e brigo com ninguém e gosto de fazer as coisas tranquilamente. Porém, também tenho um lado agitado, onde acabo sendo super estabanada e não consigo "caber em mim" que é como eu digo. Ontem por exemplo, fiquei tão empolgada escolhendo uma viagem que não conseguia dormir e sonhei a noite toda que não conseguia chegar no lugar. Quem nunca? Hahahaha


Contudo, como meu trabalho me permite ter bastante tempo para analisar e criticar o meu comportamento, percebi que existem algumas coisas que despertam essa minha ansiedade e alguns "remédios naturais" que auxiliam na melhora do meu estado. É por isso que no post de hoje eu vou contar para vocês as 7 dicas que eu garanto a vocês, reduzem a ansiedade e nos permitem viver melhor o momento presente em toda a sua totalidade. São elas:



1. Reduzir/cortar o café


Eu AMO café. Adoro aquele ritual de um livro e um cafezinho, uma conversa e um cafézinho, qualquer coisa com um cafézinho! O grande problema é que, café é que nem droga: Quanto mais você toma, mais você quer. Querendo ou não, a cafeína é um estimulante: Você fica mais ligado, o coração bate mais forte e você se sente até mais produtivo. Contudo, pode aumentar o stress, afetar o equilíbrio dos neurotransmissores (oi insonia!) e até mesmo causar ataques de pânico. É aquela coisa, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose: O consumo reduzido de cafeína pode não afetar tanto mas, o exagero pode causar grandes problemas de ansiedade!



2. Pegar sol


Sabe aquela sensação boa que a gente tem depois de um dia de praia? Ela não é a toa: A exposição ao sol de pelo menos 15 a 30 minutos (não ao meio dia, naqueles horário em que o sol é mais brando!) aumenta a produção de endorfinas no cérebro (antidepressivos naturais) e promove uma sensação bem estar e alegria. É o mesmo princípio do exercício físico (malhar no sol então? É felicidade pura!). Isso vale tanto para nós quanto para nossos animaizinhos: Mais um motivo para passear com eles todos os dias!



3. Fazer um exercício físico


O exercício físico é uma das melhores coisas que existem! Na época em que corria, quando eu terminava alguma corrida bem pesada, tinha aquela sensação de êxtase que me deixava maravilhada (foi dai que surgiu, gente)! E isso é quimicamente comprovado! Contudo, os estudos demonstram que para efeitos desse tipo, em que há uma grande liberação de endorfinas (o hormônio que deixa a gente feliz) são necessários exercícios de média a alta intensidade. Portanto, caminhada ou uma musculação de leve talvez não sejam as melhores opções para se obter tais benefícios. É preferível um exercício curto e intenso do que um longo e calmo (para esse tipo de benefício, segundo os estudos). O importante é não ficar parado!



4. Ser mais organizado


Uma das causas da ansiedade é estar com a vida bagunçada. Quem tem uma casa ou um trabalho bagunçado acaba acumulando coisas sem necessidade e dificulta a passagem das energias pelo local. Dizem também que o caos externo é apenas uma reflexão do caos interno. Trabalha ou estudar em um lugar organizado ajuda no equilíbrio emocional e ainda no controle da ansiedade. Além disso, pessoas organizadas conseguem utilizar melhor o seu tempo, um fator que causa muita ansiedade também. A organização pode até demorar um pouco no início mas, com certeza ela te dá muito mais tempo depois!



5. Meditação


Se não é a mais, é uma das mais importantes! É incrível como a gente consegue passar 1 hora na academia mas não consegue ficar nem 5 minutos meditando né? A meditação é uma das ferramentas mais eficazes contra a ansiedade. Já percebeu que quando você está ansioso, sua respiração ficar super rápida e só ali pelo peito? Mudar isso é a primeira coisa para se acalmar: Começar a fazer respirações mais calmas, mais completas e mais conscientes irão, literalmente, mudar seu estado de espírito. Respirar fundo, fazendo o ar passar por toda a extensão do abdômen e se concentrando apenas no momento é um ótimo exercício para retomar a calma. Aliás, respirações profundas em momentos de crise ajudam muito! Tem um post que fala sobre respiração e ajuda a meditar no blog, é só clicar aqui!



6. Ter contato com a natureza


Segundo estudos da faculdade de Stanford, um contato de meia hora com a natureza é capaz de, literalmente, te deixar mais feliz. Esse estudo demonstrou que,as pessoas que passaram brevemente pela área verde do campus da faculdade ficaram mais felizes e atentas do que aquelas que passaram por um tráfego pesado. Estudos globais também demonstram que as pessoas que vivem em grandes cidades urbanizadas têm risco 20% maior de desenvolver ansiedade e 40% maior de ter transtornos de humor do que aqueles que vivem em áreas. Diversos outros estudos comprovam a mesma coisa. Partiu dar aquela caminhada?



7. Fazer atividades que não envolvam tecnologia


A tecnologia é maravilhosa porém, assim como tudo na vida, ela tem a sua dualidade. Já pensaram que as vezes é mais fácil a gente passar mais tempo conectado do que desconectado? O quão louco é isso? A velocidade das informações na internet é absurda. Ao ficarmos muito tempo conectados e com nossos cérebros operando numa super velocidade, é comum que começamos a achar que toda vida opere nessa velocidade também. É por isso que eu amo ler, por exemplo. A leitura, além de me fazer questionar meus pensamentos ansiosos, é um calmante da mente! Precisamos fazer mais atividades que ativem mais outras partes do cérebro como pintura, música, escrita, esporte… Que tal (depois desse post) deixar o celular um pouco de lado e fazer algo diferente?



Remédios podem dar um pontapé, florais ajudam na causa mas, para a melhora real dos sintomas, devemos procurar a raiz do que nos deixa ansiosos e combatê-la em várias vertentes, seja leitura, meditação, exercício físico ou uma caminhada na natureza. Quando todas essas dicas são aplicadas com constância, é possível ver uma melhora clara.


Espero que vocês tenham gostado!



Beijo e boa semana!




Comments


Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

CONTATO

Para dúvidas, sugestões e parcerias, me manda um email! :)

  • YouTube
  • Instagram

Success! Message received.

bottom of page